domingo, 15 de abril de 2012

Lenda da semana: Monge João Maria.


          Dentre as várias lendas  que povoam o imaginário popular guarapuavano, encontramos a história do monge  João  Maria. O "profeta", como ficou conhecido, surgiu  na região Sul do Brasil  no final do século XIX, durante um período de grande tensão  política e  social.  A  lenda  conta que ele passou  nove meses em Guarapuava. Não aceitava abrigo nem comida, era vegetariano.    

         Ao observar que uma tempestade se aproximava, o profeta se escondeu embaixo de uma árvore. Um casal que morava próximo ao local onde ele dormia pensou que aquele homem era um mendigo. Penalizados com a situação, o dono da casa foi ao seu encontro oferecendo-lhe abrigo. Ao chegar perto de João Maria, o  homem se assustou. João estava calmamente a principiar um fogo e fazendo chimarrão, convidou-o para abrigar-se em sua casa e João Maria respondeu:

 - Não se preocupem comigo, vou benzer a tormenta, vá para a casa e tranquilize a sua esposa.

    O homem contrariado com a recusa do monge, voltou para a casa dizendo à esposa:

- Acho que o homem lá é louco, vendo que vai chover está acendendo um fogo.

    Nesta tarde choveu muito e quando a tempestade passou, o dono da casa resolveu ir até a casa de sua mãe, e ao chegar perto da árvore onde o monge se abrigou, assustou-se. O fogo estava aceso e debaixo da árvore o chão estava seco. Admirado com o que viu, chegou na casa da sua mãe, contou o que havia acontecido e ela disse:


- Eu vi, ele passou por aqui. Você estava diante de um homem santo, ele é um profeta e quem guardar seus ensinamentos não perecerá.


Ouça e baixe o nosso programa através do link abaixo - SoundCloud


Nenhum comentário:

Postar um comentário